Guardar alimentos quentes na geladeira estraga?

Guardar alimentos quentes na geladeira estraga?

Você já se perguntou se colocar panela quente de feijão na geladeira pode? Será que estraga o eletrodoméstico ou estrago a comida? Gasta muita energia se eu fizer isso? Vamos te ajudar nessa dúvida.

Guardar alimentos quentes na geladeira pode prejudicar o funcionamento ou pode gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz.

Ou seja, não é recomendado colocar comidas quentes na geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Não pode colocar comida quente na geladeira

Se você fizer isso, pode ser que sim. Colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador pode ocasionar a formação de sudação interna – gotas de água que se acumulam no compartimento interno do refrigerador ou a formação de gelo nas paredes do freezer.

Colocar comida quente na geladeira aumenta o consumo de energia

No manual de instruções da geladeira vem com a recomendação de não colocar alimentos e bebidas quentes dentro dela para evitar um consumo maior de energia.  

Os centavos extras na conta de luz vão depender disso, é claro do modelo de sua geladeira também.

Colocar feijão quente na geladeira azeda?

Feijões cozidos e outros legumes, são mais propensos a permitir que bactérias nocivas se multipliquem, por isso devem ser refrigerados o mais rápido possível, prazo médio de uma hora após o cozimento


Armazene feijão cozido na geladeira em um recipiente fechado ou coberto com plástico resistente ou folha de alumínio.

Leite quente na geladeira azeda?

Como já sabemos, não pode colocar alimentos quentes na geladeira, mas também deixar o leite esfriando fora da geladeira por um longo período, após a fervura, pode trazer riscos à saúde.

A recomendação é que o produto seja mantido fora da refrigeração por, no máximo, 2 horas.

Como esfriar sua comida rapidamente antes de armazená-la na geladeira.

Se você armazenar alimentos quentes na geladeira / freezer, a comida circundante começará a descongelar e estragar. Sua comida também não vai esfriar uniformemente. 

Ao mesmo tempo, você precisa resfriá-lo rapidamente, ou sua comida se tornará um fundamento para bactérias.
  • Mantenha o fluxo de ar. Tente ter um ventilador ou uma janela aberta. Isso ajudará a agitar o ar e mover o ar quente para longe da comida de resfriamento.
  • Banho de gelo. Encha uma pia com gelo e alguma água fria para fazer um "lama." Coloque o pote com comida na pia. A comida deve estar nivelada com a água gelada. Agite a comida a cada 10 a 15 minutos. Isso ajuda a esfriar mais uniformemente.

Como armazenar os alimentos refrigerados da melhor forma?

A melhor forma é dividir em pequenas porções, garantindo que o alimento pronto esfrie mais rápido. O ideal seria tirar a comida da panela onde foi preparada e acondicionar em potes de vidro que devem ser adequadamente fechados.

Observação: Não coloque alimentos quentes direto no congelador, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Quanto tempo o alimento pode ficar na geladeira?

De acordo com a nutricionista, se for um alimento industrializado, a orientação é seguir a data de validade indicada no rótulo. Se for um alimento preparado em casa, até 3 ou 4 dias.

Conclusão

Colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador não estraga a comida, pelo contrário, pode estragar a geladeira, mas apenas se colocar qualquer coisa quente lá dentro com muita frequência.
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário