Como usar o caixa eletrônico com segurança

Como usar o caixa eletrônico com segurança

O Brasil é um dos países com o maior número de caixas eletrônicos no mundo, chegando a suas incríveis 159.897 máquinas. De acordo com dados do Banco Mundial, essa quantia é sete vezes maior que a quantidade de caixas eletrônicos na Irlanda, por exemplo.
 Artigo completo: Brasil é o país com maior número de caixas eletrônicos; veja ranking
Apesar do crescimento dos bancos digitais, os caixas eletrônicos ainda são extremamente utilizados, muitas pessoas costumam usá-los para a retirada de fundos, a verificação de saldos e a realização de outras transações rápidas.

Mas também os caixas eletrônicos podem ser alvos de atividades criminosas, é importante ficar atento e manter a segurança quando usá-los.

Como usar o caixa eletrônico com segurança

Usar um caixa eletrônico com segurança começa com o exercício de bom senso. Dessa forma, preparamos algumas dicas importantes para ajudar você a como usar o caixa eletrônico com segurança.

Tenha cuidado à localização

Reconhecer o local que irá realizar alguma operação no caixa eletrônico é muito importante. Use sempre caixa eletrônico em áreas bem iluminadas, por onde muitas pessoas costumam passar.

Fique atento aos pontos cegos, como cantos ou objetos, que podem proteger um criminoso da sua visão.

De preferência ao caixa eletrônico do seu banco

Caixas eletrônicos de empresas, como os de supermercados ou shoppings, podem ser mais fáceis de serem manipulados por criminosos se comparado ao caixa eletrônico do seu banco. 

Os criminosos podem anexar dispositivos para roubar seu número de identificação pessoal (PIN) ou dados da conta. 

Faça uma inspeção na máquina antes de usá-la

Sempre que for usar um caixa eletrônico pertencente ao seu banco ou não, antes de realizar qualquer operação observe bem; se o teclado for diferente ou parecer solto, uma tecla emperrar ou até mesmo a tela não estiver de acordo como de costume.

Esses sinais indicam que o caixa eletrônico pode ter sido adulterado por um criminoso.

Mantenha distância

Quando for usar o caixa eletrônico, mantenha alguma distância entre você e outra pessoa. Não permita que ninguém fique muito próximo a você, é fácil alguém ver seu código de segurança (PIN) enquanto você o digita.
Importante: evite escrever seu PIN no verso do cartão, isso pode torná-lo um alvo fácil para um roubo se até mesmo se você o perder o cartão de crédito.

Observe ao seu redor

Ao usar um caixa eletrônico, esteja ciente das pessoas que estão ao seu redor. Por exemplo, observe como as pessoas estão se comportando, se estão ao redor da máquina, passando por ela repetidamente ou se estão inquietas. 


Também é importante ficar atento a qualquer pessoa que possa estar em um veículo estacionado, antes ou depois de sair do caixa eletrônico.

Seja rápido com suas operações 

Ao usar o caixa eletrônico, planeje com antecedência o que você precisa fazer, para poder entrar e sair o mais rápido possível. 

Por exemplo: se você for realizar um depósito em dinheiro ou cheque, prepare seu envelope de depósito em casa para economizar tempo no caixa eletrônico. 

Lembrando também, não é prudente contar dinheiro enquanto estiver na máquina, espere até chegar em um espaço seguro. Se você tiver que esperar até chegar em casa, não se preocupe. 

Apesar de ser muito improvável acontecer um erro nas contagens de notas, o banco está ciente dos riscos de segurança envolvendo caixas eletrônicos e entende a demora em relatar qualquer erro.

Pegue todos os comprovantes

Lembre-se de pegar os recibo de todas as transações no caixa eletrônico, isso pode ajudá-lo se houver imprecisões ou possíveis fraudes, com o cartão que você usou ou também na máquina que normalmente não costuma usar.

Portanto, nunca deixe um recibo para trás, muitas vezes ele pode salvá-lo em uma situação dessas.

Confie no seu instinto

Confiar no seu instinto se algo parecer estranho em um caixa eletrônico também é importante.

Se desconfiar de uma transação ou alguém próximo, confie em seu instinto, cancele a transação e saia imediatamente do local. 

Se você suspeitar que está sendo seguido, vá para um local público seguro, como uma loja movimentada, por exemplo, e ligue para a polícia.
Importante: se alguém tentar roubá-lo em um caixa eletrônico, é importante não reagir para evitar danos físicos, assim que o criminoso sair, então chame a polícia.

Gerencie suas transações bancárias pelo app

Outra dica para se manter seguro no caixa eletrônico é encontrar outras maneiras de gerenciar transações bancárias. 

Hoje conseguimos fazer praticamente tudo pelo smartphone, se você precisar depositar um cheque, por exemplo, você consegue sem problemas pelo aplicativo do banco.

Pagar um boleto, nunca foi tão simples e rápido, você consegue em menos de um minuto usando qualquer aplicativo de banco.

Já no caso de sacar dinheiro, por exemplo, qualquer lojinha da esquina possui uma maquininha de cartão, ir ao banco para sacar dinheiro somente em último caso.

Fazendo isso você reduz as chances de ser alvo de um caixa eletrônico, afinal, você não precisará usá-lo com tanta frequência.

Fui roubado no caixa eletrônico, o que fazer?

Um caixa eletrônico é um local de risco de roubo. Se você for roubado, é importante informar ao banco o mais rápido possível. Isso ajuda a limitar sua responsabilidade por perdas.

Os cartões de crédito podem oferecer maior proteção de responsabilidade, portanto, você pode optar por utilizar a modalidade crédito em vez do débito para fazer compras.

É importante lembrar que, se você for roubado no caixa eletrônico é necessário relatar o acontecimento à polícia. Formalizar sua queixa e fornecer o máximo de detalhes possível sobre o criminoso é importante para ajudar a polícia a identificar o suspeito.
Veja também: Meu cartão de crédito foi clonado ou roubado, o que devo fazer?

Conclusão

Usar o caixa eletrônico pode ser uma maneira simples de acessar seu dinheiro e até mesmo depositar um cheque, mas também você pode ser alvo fácil de criminosos.

Aprender até mesmo práticas básicas de segurança e proteção para usar o caixa eletrônico com segurança, nunca é demais, pode ser muito útil para sua proteção.

Além de roubos de forma física, os caixas eletrônicos também podem ser usados ​​para captar informações dos clientes e usá-las para golpes virtuais.

Gostou do artigo? deixe sua resposta nos comentários
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário