O que é consumo consciente
O consumo consciente é um fenômeno que está ganhando cada vez mais destaque no mercado.
Ele se caracteriza pelo uso de produtos e serviços que sejam produzidos ou consumidos de forma responsável, isto é, sem impactar negativamente os ambientes em que vivemos.
Há muitas pessoas que já adotaram esse modelo de consumo, mas ainda há outras que acham ser necessário começar por fazer alguns ensinamentos sobre esse tema.
Leia este artigo para saber mais sobre o consumo consciente e como ele pode influenciar sua vida!
O que é o consumo consciente?
A consciência de consumo é uma prática que visa despertar o conhecimento sobre os hábitos de compra, reduzir o uso dos produtos químicos, favorecer a preservação das áreas verdes e promover a economia circular.
⚡Importante: é possível defini-la como "uma atitude que incentiva o consumidor a se preocupar com as suas próprias decisões de consumo, utilizando critérios objetivos para escolher os produtos e serviços".
Uma das principais vantagens do consumo consciente é que ele cria condições propícias para o desenvolvimento do civismo e da responsabilidade social.
Por exemplo: um indivíduo que seja consciente de seus hábitos de consumo provavelmente irá comprar um produto mais sustentável e diminuirá a quantidade de resíduos produzidos.
Além disso, incentivar o consumo consciente estimula também a produção local e afeta positivamente as relações de trabalho, pois os produtos produzidos com mais cuidado são mais resistentes a problemas de saúde.
As principais medidas adotadas para este objetivo são a educação ambiental na escola, o incentivo à redução do uso de produtos químicos, a disseminação dos conhecimentos sobre o consumo responsável, a promoção da economia circular e a conscientização dos usuários quanto à importância do uso de materiais recicláveis.
Quais são os benefícios do consumo consciente?
Consumo consciente é uma prática que busca satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores, sempre pensando no bem-estar deles.
Os benefícios do consumo consciente são diversos, inclusive para o mercado de trabalho.
Com isso, os empregadores podem reduzir seus custos, melhorar a qualidade do produto e aumentar a produtividade.
Além disso, os consumidores também tendem a ter mais controle sobre seus gastos e pessoalmente saberiam quanto estão gastando nos ideais comerciais.
Para começar, o consumo consciente diminui os desperdícios. Isso porque quando os produtos são utilizados somente para satisfazer as necessidades básicas dos seres humanos, não há desperdício.
Já quando um produto é usado apenas para agradar ou tentar atrair outros clientes à loja ou à marca (com o objetivo de lucrarmos mais), ele será desperdiçado em grande medida.
Outro benefício do consumo consciente é o aumento da produção. Quando as pessoas seguem os princípios do consumo consciente, eles se esforçam por comprar os produtos menos desperdícios possíveis, tornando a produção mais eficiente.
Quando as pessoas se importam com o bem-estar social e ambiental, elas priorizam os produtos que podem ter impacto positivo na Terra.
Isso acontece porque elas estão preocupadas em cuidar dos outros, em vez de pensarem apenas no lucro e nos seus próprios interesses.
Além disso, quando as pessoas usam produtos orgânicos, elas reduzem os riscos para saúde relacionados à dependência química dos produtos convencionais.
Outros benefícios do consumo consciente são a diminuição da violência, da solidariedade e do descompasso social. Isso porque quando as pessoas se importam com os outros, elas se tornam mais sensíveis às necessidades de todos.
Com isso, elas começam a cooperar para resolver os problemas, sempre pensando no bem-estar de todos.
Além disso, quando a população começa a usar mais produtos conscientes, aumenta a probabilidade de que estejam presentes na economia e nas vidas das pessoas.
10 Dicas para o consumo consciente
Consumo consciente é uma modalidade de consumo que visa reduzir o uso desnecessário de produtos químicos, potencialmente nocivos, e colaborar para um ambiente mais saudável.
Os principais benefícios da adoção desta prática são a redução do impacto ambiental, aumento da economia circular, melhor qualidade de vida e maior segurança no consumo.
Para fazer consumo consciente, é importante ter um conhecimento sobre os diferentes tipos de produtos químicos e saber como utilizá-los corretamente.
1. Utilize produtos químicos somente se necessário
Não se preocupe se os produtos químicos estão presentes em sua dieta diária: as quantidades normais de proteínas vegetais e leguminosas são bastante ricas em substâncias químicas.
O ideal é substituir os produtos comprados por outros orgânicos ou recicladores.
Além disso, use sucralose, Stevia e as ervinhas verdes para evitar os efeitos colaterais das substâncias químicas na sua saúde.
2. Mantenha seu ambiente sempre limpo
Não leve móveis vazios para a casa dos outros, use sacolas plásticas recicláveis e evite jogar resíduos no lixo.
Isso significa que você deve limpar sua casa, seu quarto e seu espaço de trabalho regularmente.
Além disso, você deve manter os ambientes arejados para evitar a proliferação de bactérias.
Se você não mantiver seu ambiente limpo, poderá enfrentar problemas de saúde, além de um mau cheiro.
3. Use produtos orgânicos
Os produtos orgânicos reduzem significativamente o impacto ambiental causado pelo consumo de produtos químicos.
Além disso, os orgânicos são mais nutritivos do que os produtos químicos: contêm menos amido, gorduras trans e outros nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde.
Os orgânicos também possuem propriedades antiaderentes, o que significa que não causam irritação nos seios e no rosto quando usados em produtos cosméticos.
4. Faça a Wallet de Consumo Consciente
O Wallet de Consumo Consciente é uma ferramenta que pode ajudar você a planejar os seus compras, escolher produtos mais saudáveis e reduzir o uso desnecessário de produtos químicos.
É importante lembrar que cada vez mais os produtos químicos estão presentes em cosméticos, agrotóxicos, alimentos e outros itens.
A Wallet permite que você tenha uma lista detalhada dos produtos químicos utilizados nas suas compras e identificação das fontes de origem.
5. Pesquise sobre os produtos
Lembre-se que o consumidor tem um papel fundamental na promoção do consumo consciente, pois pode escolher sempre os produtos pelos quais pretende contribuir para a redução do impacto ambiental.
Consulte informações adequadas, inclusive sobre as origens dos produtos.
6. Mantenha um registro da sua compra
Escreva a data, o preço e outras informações relevantes sobre todos os produtos que você compra.
Isso lhe permite verificar se está comprando sempre as mesmas coisas e se está usando bem os recursos comerciais disponíveis à sua disposição.
7. Evite utilizar embalagens plásticas irresponsáveis
As embalagens plásticas são um grande problema para o meio ambiente. Elas podem levar centenas ou até milhares de anos para se decompor, o que significa que elas permanecem no nosso planeta por muito tempo.
Além disso, as embalagens plásticas também podem liberar substâncias nocivas quando decompõem, contaminando o solo e a água.Infelizmente, muitas pessoas ainda utilizam embalagens plásticas irresponsavelmente, colocando o meio ambiente em risco.
Se você quer evitar utilizar este tipo de material, procure por opções sustentáveis, como embalagens de papel ou vidro.
Tome cuidado também com os produtos que você compra, pois muitos deles podem vir embalados em plástico. Escolha sempre aqueles que vêm em embalagens recicláveis ou reutilizáveis.
8. Não use soluções químicas para limpar objetos
Utilize produtos naturais, como água e sabão, ou loções à base de plantas.
As soluções químicas podem ser muito eficazes para limpar objetos, mas elas também podem causar danos.
Se usadas de forma incorreta, as soluções químicas podem danificar o acabamento de um objeto ou até mesmo corroí-lo.
Além disso, elas também podem ser perigosas para seres humanos e animais. Se você estiver usando soluções químicas para limpar objetos, certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente e use sempre equipamento de proteção adequado.
9. Procure usar os produtos de forma mais inteligente
Você pode reduzir o consumo de energia utilizando apenas os produtos necessários, diminuindo a dependência do aquecimento central e dos outros equipamentos elétricos.
10. Compartilhe o seu conhecimento com os outros
Os consumidores conscientes podem ajudar a reduzir o impacto do consumo sobre o ambiente quando compartilham as informações que tem sobre os produtos que compram, os hábitos de consumo e as maneiras de utilizá-los de forma mais inteligente.
Qual a importância do consumo consciente para o meio ambiente?
Consumo consciente é um termo usado para descrever a prática do consumidor de objetos e serviços que estejam ligados às suas necessidades específicas, sem prejudicar os meios ambientes.
Para muita gente, consumir conscientemente pode parecer uma atitude simples, mas na verdade ela acaba sendo através de alguns princípios básicos que o consumidor poderia tomar para preservar o nosso meio ambiente.
‼ Por exemplo: é importante que o consumidor selecione produtos e serviços certamente não poluentes e com origem humana.
Também é necessário que o cidadão se interese pelas causas da poluição e as possibilidades de reduzir seus impactos negativos sobre o meio ambiente.
Conclusão
A aposta na conscientização do consumidor é fundamental para oferecer produtos e serviços de melhor qualidade.
Primeiro, é preciso ter consciência de que existem diferentes tipos de consumo e cada um tem as suas características.
Segundo, é importante saber distinguir entre os comportamentos responsáveis pelo consumo e aqueles que não são.
Terceiro, é necessário estabelecer metas para seu consumo e avaliar com frequência a quantidade de coisas que começa a comprar ou usar.
Quarto, é fundamental fazer uso dos recursos da educação e da cultura para conscientizar os outros sobre o impacto do consumo no mundo ambiente.