Descubra como Acessar Empréstimos Consignados a Preços Ainda mais Acessíveis Neste Momento
Créditos: Imagem de Credit Commerce por Pixabay |
O governo apresentou recentemente uma proposta ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) visando reduzir ainda mais as taxas de juros nos empréstimos consignados destinados aos aposentados e pensionistas do INSS.
De acordo com essa proposta, as taxas seriam ajustadas de 1,97% para 1,91% ao mês. Além disso, a sugestão abrange a redução das taxas relacionadas ao cartão de crédito consignado, passando de 2,89% para 2,83% mensais.
Essa iniciativa do Ministério da Previdência se baseia na queda da taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia. Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu essa taxa em 0,50 ponto percentual, estabelecendo-a em 13,25% ao ano.
Logo após a decisão do Copom, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica optaram por diminuir suas taxas de empréstimos consignados para aposentados do INSS, estabelecendo-as em 1,77% e 1,70% ao mês, respectivamente.
Em fevereiro, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, tentou reduzir o limite das taxas de juros dos empréstimos consignados de 2,14% para 1,70% ao mês, mas não chegou a um acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) durante a reunião do CNPS.
Isso resultou na suspensão dessa modalidade de crédito por parte das instituições financeiras, incluindo as públicas.
A situação só foi resolvida após a intervenção da Casa Civil no Ministério da Fazenda. Após quase um mês, um acordo foi alcançado, estabelecendo o limite máximo das taxas de juros em 1,97% ao mês.