DREX pode Simplificar a Criação do Pix Internacional, Afirmam Especialistas

DREX pode Simplificar a Criação do Pix Internacional, Afirmam Especialistas

Especialistas estão considerando que o DREX, a moeda digital brasileira, trará benefícios significativos para o cenário financeiro, aumentando a eficiência das operações e combatendo fraudes. 

O Banco Central está se preparando para iniciar a fase de testes simulados do DREX em setembro deste ano, em resposta à crescente demanda por segurança nas transações digitais e redução de custos.

Além dos aprimoramentos esperados, os especialistas do setor acreditam que o DREX também poderá ajudar a prevenir fraudes em transferências e até mesmo facilitar a criação de um sistema de Pix Internacional.

O nome oficial "Real Digital" foi anunciado no início de agosto, marcando um passo importante na transformação da moeda brasileira em uma versão virtual.

A fase de testes envolverá 16 consórcios selecionados para o piloto, responsáveis pela construção dos sistemas baseados em tecnologia blockchain. No entanto, a oferta ao público só deve ocorrer no final de 2024 ou início de 2025, com cada DREX tendo o valor equivalente a R$1,00.

Marcelo Goodke, advogado especializado em Direito Bancário e professor da FAAP e CEU Law School, destaca que a chegada do DREX pode aumentar a segurança das transações e evitar transferências indevidas de recursos, graças a um registro público na tecnologia blockchain que permitirá uma maior rastreabilidade.

Goodke também acredita que a implementação do DREX via blockchain pode facilitar a criação de um Pix Internacional, envolvendo moedas eletrônicas de outros países, uma iniciativa alinhada com a missão do Banco Central de simplificar transações financeiras internacionais.

Mariana Prado Lisboa, advogada especializada em Regulatório e Meios de Pagamento, acredita que o DREX poderá possibilitar transferências imediatas e seguras de ativos financeiros, graças à sua adoção das mais recentes tecnologias.

Ela enfatiza que isso pode facilitar negociações em ambientes totalmente digitais, reduzindo a burocracia e os custos. Por exemplo, ao comprar um carro, o Drex poderá ser transferido instantaneamente para o vendedor, e o documento do veículo chegará ao comprador de forma digitalizada, tornando o processo mais seguro e eficiente.

Mariana também prevê que o DREX contribuirá para o surgimento de novos modelos de negócios e inovações tecnológicas, alinhando-se com a visão do Open Finance, que visa ampliar o acesso a serviços financeiros a preços mais acessíveis e personalizados, atendendo às necessidades individuais dos usuários.

Fonte: Livecoins

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário