Financiamento Imobiliário Pode Ficar Mais Acessível com a Queda da Selic: Oportunidade para Compradores

Financiamento Imobiliário Pode Ficar Mais Acessível com a Queda da Selic: Oportunidade para Compradores
Crédito: Imagem de annca por Pixabay

Taxas de financiamento de imóveis podem se tornar mais acessíveis com a redução da taxa básica de juros, conhecida como Selic. 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) recentemente anunciou um corte de 0,5 ponto percentual na Selic, marcando o início de um ciclo de redução da taxa, que é esperado para se estender até 2025, de acordo com especialistas do mercado.

Esse ciclo de diminuição da Selic traz benefícios tanto para investimentos de maior risco como para empréstimos em geral, incluindo os financiamentos imobiliários. 

De acordo com Filipe Pontual, diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), caso a tendência de cortes na Selic seja mantida, é provável que as taxas de juros aplicadas nos financiamentos imobiliários passem por ajustes a partir do próximo ano.

No entanto, é importante notar que essa queda nas taxas de juros provavelmente não será tão pronunciada quanto o aumento que foi observado nos últimos anos. As taxas não devem retornar ao nível de 2% ao ano, mas podem chegar a cerca de 8,5% ao ano. 

Filipe Pontual observa que enquanto a Selic subiu de 2% para 13,75% e as taxas de financiamento imobiliário aumentaram de 7% para 10,5%, representando um aumento de mais de seis vezes nos juros, o movimento de queda não será tão acentuado.

A queda da Selic também influenciará os recursos depositados em poupança, uma vez que a rentabilidade da poupança se tornará mais competitiva em relação a outros tipos de investimentos que acompanham a Selic. 

Isso, combinado com uma melhoria no cenário econômico, tende a aumentar a capacidade de poupança dos brasileiros.

É importante ressaltar que, embora as taxas de juros para financiamento imobiliário possam diminuir até 2025, o cenário atual do mercado imobiliário pode oferecer oportunidades interessantes. 

Para aqueles que desejam adquirir uma propriedade com taxas de juros mais baixas no futuro, especialistas sugerem que este é um momento propício para organizar suas finanças e melhorar seus scores de crédito, pois os bancos estão considerando esses fatores ao conceder crédito.

Finalmente, é notável que, enquanto a expectativa é de que a inadimplência, que atualmente está em torno de 1,5% nos contratos, seja controlada com a diminuição das taxas de juros, o cenário pode proporcionar oportunidades a curto prazo no mercado de imóveis, incluindo leilões e propriedades de construtoras em estoque. 

Os bancos estão retomando imóveis que foram renegociados durante a pandemia, o que pode resultar em oportunidades para investidores interessados em adquirir propriedades a preços mais atrativos.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário