Será um anjo? Telescópio hubble flagra par de asas no cosmos


O telescópio espacial Hubble, que está a quase 32 anos em atividade no espaço, chamou a atenção no meio científico ao fotografar supostamente um par de asas translúcidas no cosmos.

As "asas de anjo", como foram apelidadas, são, na verdade, resultado da colisão contínua entre duas galáxias distantes, pertencentes ao sistema VV689, localizada na constelação de Leão.

A Agência Espacial Europeia (ESA) explicou que a imagem mostra “um encontro cataclísmico entre duas galáxias que estão em processo de fusão por bilhões de anos”.

“A interação galáctica deixou o sistema VV689 quase completamente simétrico, dando a impressão de um vasto conjunto de asas galácticas”, acrescentou a ESA.

Esta imagem angelical vem de um conjunto de observações do Hubble inspecionando os destaques do projeto de ciência cidadã Galaxy Zoo

Este projeto de astronomia de colaboração pública contou com centenas de milhares de voluntários para classificar galáxias e ajudar os astrônomos a percorrer um dilúvio de dados de telescópios robóticos. 

No processo, os voluntários descobriram uma galeria de tipos de galáxias estranhas e maravilhosas, algumas das quais não haviam sido estudadas anteriormente. 

Um projeto semelhante em andamento chamado Radio Galaxy Zoo está usando a mesma abordagem de colaboração pública para localizar buracos negros supermassivos em galáxias distantes.

Crédito: ESA/Hubble & Nasa
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário