Domingo ou segunda-feira? Qual o primeiro dia da semana

Quem é o primeiro, domingo ou segunda-feira? Descubra qual o primeiro dia da semana e como ele surgiu.
Qual o primeiro dia da semana?

Os dias da semana são importantes para manter a organização de qualquer pessoa, sem eles não existiria um cronograma de trabalho, estudo, passeio entre varias outras atividades que costumamos realizar no dia a dia.

Uma duvida geral que as pessoas costumam ter é qual o primeiro dia da semana? Para essa pergunta existem varias respostas, isso acaba dificultando intender qual é a resposta certa.

É importante intender também que existe diferença entre dia da semana e dia útil. Hoje aprenderemos qual o primeiro dia da semana e como ele surgiu.

Dias da semana

Os dias da semana são números feitos para organizar nosso calendário do mês, cada semana tem sete dias, e esses dias possuem os nomes. Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. Em alguns outros idiomas, o padrão segue pelos nomes dos planetas clássicos.

Segunda-feira

Primeiro dia da semana civil e segundo da litúrgica. Os romanos a chamavam de (dies lunae), dia da lua. Um fato curioso é que a segunda-feira é considerado o dia mais "aborrecido" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim de semana.

História da segunda-feira.

Terça-feira

Terceiro dia da semana litúrgica. No calendário romano, chamava-se (dies Martis), em homenagem a Marte, deus da guerra.

História da terça-feira.

Quarta-feira

Quarto dia da semana litúrgica e terceiro da civil. Chamada pelos romanos de dies Mercurii em homenagem ao deus Mercúrio.

História da quarta-feira.

Quinta-feira

Quinto dia da semana. No calendário romano, era chamada de (dies Jovis) em homenagem a Júpiter, nomes latinos de Zeus, deus grego do raio e o mais importante da mitologia.

História da quinta-feira.

Sexta-feira

Sexto dia da semana. No calendário romano, chamava-se (dies veneris) dia de Vênus, em homenagem à deusa do amor.

História da sexta-feira.

Fim de semana

Os dias que compõem o fim de semana também receberam denominações dos romanos.

Sábado

Sétimo dia da semana litúrgica e sexto da civil. Seu nome, em português, deriva da palavra judaica Shabbath. Entre os romanos, por exemplo, este dia era dedicado a Saturno, deus da agricultura, e representava um dia de descanso na semana pela boa colheita.

História sábado.

Domingo

Sétimo dia da semana civil e primeiro da litúrgica. No Novo Testamento, é chamado de o dia do Senhor.

História domingo.

Dia útil

Dia útil consiste em qualquer dia que não seja domingo ou feriado. Apesar disso, existem empresas que consideram o sábado como dia útil. Porém, somente quando refere-se ao dia do pagamento, ou seja, se o sábado for o quinto dia útil do mês, então conta-se este para a realização do pagamento.

Qual o primeiro dia da semana?

No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana.

Mas, em 2004 a Organização Internacional de Padronização (ISO) estipulou os padrões mundiais de dias, horas e anos. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana. E, consequentemente, a segunda-feira como primeiro dia útil.

Então podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira.

Quais países começam a semana no domingo?

Para os judeus que escrevem a Bíblia, o sábado era celebrado no sábado, o que significa que o domingo era o início da semana. Nos Estados Unidos, Canadá, a maior parte da América do Sul, China, Japão e Filipinas consideram oficialmente o domingo para começar a semana seguinte.

Domingo é dia de negócios?

Um dia útil significa qualquer dia, exceto sábado, domingo ou qualquer dia que seja feriado legal federal ou qualquer dia em que as instituições bancárias estejam autorizadas ou obrigadas por lei ou outra ação governamental a fechar.

Um fato curioso é que algumas religiões, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia e correntes do judaísmo ortodoxo, não permitem que seus fiéis trabalhem do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. Já no domingo eles podem trabalhar normalmente.

Conclusão

A verdade é que os primeiros e últimos dias da semana variam de país para país com base na cultura e religião. Você deve ser capaz de determinar qual dia é melhor para você começar sua semana. Para muitos, a segunda-feira é a escolha correta.

Postar um comentário

© Efeito Internet. Todos os direitos reservados. Distributed by Pixabin