Diferença entre dívida e endividamento

Diferença entre dívida e endividamento

Dívida e endividamento são conceitos cruciais para entender a economia.

A dívida é uma parcela da renda que o consumidor paga com o objetivo de financiar um pagamento futuro, enquanto o endividamento é uma situação devedora em que a pessoa tem muitos créditos contra ela.

Embora os dois termos sejam extremamente utilizados, há algumas principais diferenças entre eles.

Veja qual é a diferença entre dívida e endividamento.

Terminologia

  • Dívida: é o pagamento de uma obrigação financeira a uma instituição financeira, como um banco, por parte de um indivíduo, família etc. 
  • Endividamento: é a quantidade total da dívida e do capital social dos proprietários das instituições financeiras.

Conceito de dívida e endividamento

A dívida é a conta pública que registra todas as dívidas da sociedade com outras instituições financeiras, como bancos, empréstimos concedidos pelo Banco Central ou através de empresas públicas. 

É preciso lembrar que a dívida não é uma quantia definida, mas sim um indicador que mede o grau de endividamento da economia.


O endividamento é uma espécie de "sobreendividamento" dos particulares que compromete os seus recursos futuros para pagar principalmente financiamentos já contratados. 

Ele também inclui estimativas incertas sobre as receitas futuras para pagar os juros do dinheiro tomado emprestado, além dos custos operacionais do investimento. 

Por isso, ele é considerado um risco economicamente importante.

Qual a diferença entre dívida e endividamento?

Quando falamos sobre dívida e endividamento, podemos distinguir duas grandes categorias: a dívida pública e a dívida privada. 

A dívida pública é constituída pelo compromisso do governo com aqueles investidores que deram suporte financeiro para a realização de obras ou projetos. Já a dívida privada é o resultado da captação de recursos por parte de empresas e familiares para financiar seus próprios gastos.

A primeira característica saliente entre as duas é que a maior parte da dívida privada está ligada à procura de rendimento, enquanto que na maioria da dívida pública os tributos pagos pelo Brasil são utilizados para cobrir gastos correntes dos governos. 

A segunda característica relevante é que, enquanto na maioria dos casos as empresas podem vender suas debêntures (títulos acionários emitidos por elas) às instituições financeiras, a maior parte da dívida pública é constituída por dívida interna, ou seja, dívida do governo com os próprios cidadãos.

Finalmente, a dívida privada tem maior risco de ser liquidada em um momento em que as empresas enfrentam dificuldades financeiras, enquanto a dívida pública poderia permanecer no mercado até se tornar insustentável.

Conclusão

Dívida é um contrato de crédito que une duas partes, o credor (que oferece o crédito) e o devedor (que se compromete a pagar). 

Uma vez celebrado, o contrato determina as condições do pagamento do débito (por exemplo, quando e quanto será devolvido) e estabelece também os direitos dos outros participantes. 

O endividamento é a dívida mais cara que um indivíduo pode ter, já que envolve riscos significativos para a poupança.
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário