O que é renovação de empréstimo com troco?

O que é renovação de empréstimo com troco?

As pessoas estão cada vez mais propensas a realizar renovações de empréstimos, principalmente devido à crise econômica que atravessa o país.

Por isso, é importante selecionar bem o banco e fazer um bom planejamento financeiro para evitar problemas no futuro.

Saiba mais sobre este tema no artigo abaixo!

O que é renovação de empréstimo com troco?

Renovação de empréstimo com troco é um tipo de renovação do empréstimo com o pagamento de uma contrapartida. 

Uma vez que a contrapartida seja paga, o empréstimo torna-se definitivamente vencido pelo contratante e não requer nova concessão financeira.

A renovação de empréstimo com troco pode ser vantajosa para ambas as partes: o financiador, que obtém uma opção de liquidez mais rápida; e o empréstimo do, que ganha tempo para pagamento dos juros e reduz os riscos do pagamento das parcelas atrasadas.

No entanto, esse tipo de renovação tem um grande limite: ela pode ser feita apenas uma vez na relação financeira entre as partes. 

Caso haja necessidade de repactuações posteriores, o financiador terá que oferecer novos empréstimos sem contrapartidas, isto é, sem receber dinheiro da contrapartida original.

Como funciona a renovação de empréstimo?

Renovação de empréstimo com troco é um procedimento pelo qual o empréstimo é renovado, com a cobrança de uma taxa de juros adicional. 

É um mecanismo usado para reduzir os custos financeiros do financiamento e, consequentemente, aumentar sua rentabilidade. 


Para que seja possível realizar a renovação do empréstimo com troco, é necessário que o empréstimo tenha sido concedido anteriormente e que tenha havido pagamento dos juros vencidos.

Como funciona o troco na renovação de empréstimo?

A renovação de empréstimo pode ser feita por meio do pagamento de uma nova taxa de juros, ou ainda, através da transferência de um valor correspondente ao que foi devido nos últimos 12 meses. 

O que é necessário para fazer a renovação? 

Na maioria das vezes, os requisitos são os mesmos que seriam exigidos para a solicitação inicial do empréstimo: identificação dos responsáveis pelo financiamento e comprovação da capacidade econômica do cliente. 

Para pedir a renovação, é importante estar atento às datas limites para solicitações, pois essas podem variar conforme o banco.

Quais as condições para renovação?

As condições para renovação de um empréstimo com troco variam dependendo do banco. 

O pagamento do troco é uma das principais condições da renovação, mas outras como o prazo de validade do empréstimo também podem ser solicitadas. 

Alguns bancos cobram até 10% do valor total da dívida para ajudar na concessão de novo crédito.

As vantagens da renovação de empréstimo com troco

A renovação do empréstimo sempre é vantajosa para os clientes, pois oferecemos um maior desconto no valor total do financiamento. 

Outra vantagem da renovação é que ela pode ser feita a qualquer momento, o que lhe dá flexibilidade para tomar as decisões certas. 

Além disso, os clientes ganham segurança durante todo o período do financiamento, já que sabemos que estão pagando por um produto adequado às suas necessidades.

As desvantagens da renovação de empréstimo com troco

Os custos da renovação de empréstimo com troco podem render juros acima do que os benefícios para a administradora e para o cliente.

O risco é que a renovação seja feita apenas quando houver um desconto significativo. Pode surgir uma nova dívida, cujos juros requerem pagamento adicional.

Quando a administradora oferece o troco, está incentivando as pessoas a continuarem usufruindo dos mesmos serviços, enquanto as empresas não encontram soluções para seus problemas financeiros.

Conclusão

A renovação de empréstimo é um processo pelo qual o investidor solicita a modificação dos termos do contrato de empréstimo, tornando-o mais atrativo para si. 

O troco pode ser uma taxa de juros mais baixa, um financiamento maior ou outra forma de benefício adicional.

Alguns requisitos necessários para que seja possível realizar uma renovação de empréstimo são reunidos na seguinte lista: a boa condição financeira do emissor e do receptor, o comprometimento da instituição financeira com a continuidade dos pagamentos e os benefícios concedidos às partes envolvidas no processo.

No caso da renovação, é comum que a instituição financeira reduza os juros oferecidos pelo financiamento, por exemplo. 

Logo, quando for solicitada uma renovação, é essencial estar ciente das taxas cobradas no momento da compra do empréstimo e saber qual será o custo Financeiro.
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário