Aprenda como organizar uma mudança residencial do jeito certo

Aprenda como organizar uma mudança residencial do jeito certo

Mudança, quem nunca realizou uma na vida? Uma pesquisa feita pela empresa Ferreira Mudanças envolvendo 500 pessoas revela que os brasileiros mudam de casa pelo menos 6 vezes ao longo de toda sua vida, interessante? Não!?

Acredito que muitas pessoas já passaram por essa situação alguma vez, e mudar não é uma tarefa fácil, não mesmo! 

Principalmente para aquelas pessoas que sempre moraram na mesma casa e estão se mudando pela primeira vez. 

Essa situação exige uma organização especial e planejamento específico para não fugir do controle ao longo de todo o processo, desde toda a separação de objetos pessoais até a limpeza pós mudança, é realmente pode ser bem cansativo.

Dúvida sobre como organizar uma mudança residencial é algo comum que a maioria das pessoas têm quando vão realizar a sua, justo por se tratar um processo complexo e cansativo, para ajudar sua organização separamos algumas dicas que vão garantir que sua mudança seja perfeita do início ao fim

O que é uma mudança residencial?

A mudança residencial pode ser definida como um processo de alteração dos hábitos de vida, direcionados às necessidades da nova moradia, que incluem a aquisição de novos objetos, a instalação de novas infraestruturas e a mudança do comportamento social. 

Na maioria das vezes, as pessoas se movem para uma nova residência para melhorar os seus assuntos financeiros ou sociais.

Pode ser um substituto de residência fixa, como uma casa nova, ou uma mudança de residência temporária, como morar fora do lar durante certo período.

As vantagens de uma mudança residencial organizada

Ao fazer uma mudança residencial, como mudar para uma nova cidade ou país, pode ser assustador

No entanto, com a preparação e o planejamento correto, fazer a mudança pode ser mais fácil e recompensador

Aqui estão alguns dos benefícios de fazer uma mudança residencial organizada

1. Redução do estresse

Planejar sua mudança com antecedência pode ajudar a reduzir a ansiedade e a tensão nos dias que antecedem a mudança

Isso ocorre porque você saberá o que esperar e haverá menos surpresas ao longo do caminho.

2. Mais tempo para você

Quando tudo está planejado, você tem mais tempo para si mesmo - seja descomprimir após um longo dia de trabalho ou explorar uma nova cidade por conta própria. 

3. Maior flexibilidade

A mudança pode ser prejudicial para sua vida pessoal e profissional. 

Esteja você na escola ou trabalhando em período integral, ter sua mudança organizada lhe dará mais liberdade para se ajustar ao seu novo ambiente sem se sentir apressado ou estressado

As principais dificuldades durante a mudança residencial

As principais dificuldades durante a mudança residencial

As principais dificuldades durante a mudança residencial são: nervosismo, estresse, falta de planejamento e informações erradas.

1. Nervosismo

Ao começar a mudança, é natural estar um pouco ansioso. Mas para conseguir se sentir melhor, é importante manter uma rotina diária de atividades

Você não precisa ser super ativo - basta ter algo que faça você se divertir. Para amenizar os efeitos do nervosismo, procure lidar com ele da forma correta: exercite-se, comece tranquilo e dormir bem.

2. Estresse

O estresse poderia te afetar muito na hora de organizar sua mudança residencial. Por isso, é fundamental tomar cuidado para não sofrer dele. 

Primeiro, tente estabelecer objetivos claros e focados em seus sonhos

Depois, use as habilidades que você utiliza normalmente para lidar com o Stress – por exemplo: relaxamento profundo ou meditação - para diminuí-lo gradualmente sempre que for possível.

3. Falta de planejamento

Sem planejamento, as mudanças podem se transformar numa grande aventura

Para não perder o controle, é importante estabelecer um calendário para a mudança e ter uma lista de objetivos claros e precisos. 

Além disso, esboce alguns passos para que você possa começar a organizar sua vida depois da mudança.

4. Informações erradas

É importante se informar sobre todos os detalhes da mudança antes de começá-la

Lembre-se de consultar seus familiares, amigos, vizinhos e outros membros da comunidade para obter sugestões e recomendações

Também pesquise nas redes sociais para encontrar opiniões legítimas sobre o assunto.

9 Dicas para organizar uma mudança residencial

9 Dicas para organizar uma mudança residencial

Para quem está pensando em mudar de casa, as dicas abaixo podem ajudar. 

Antes mesmo de começar os preparativos, é importante planejar e estabelecer objetivos

Isso vai facilitar o processo e reduzir o estresse.

1. Faça um planejamento

Você escolheu a casa nova e está ansioso para realizar a mudança. 

Porém a grande questão é saber como se manter organizado durante todo o processo da mudança. Já sabemos o quão trabalhoso pode ser esse processo sem os devidos cuidados.

O planejamento da mudança com antecedência é um dos fatores mais importantes desse processo, ele irá tornar tudo organizado e pode evitar aquela dor de cabeça. Então não deixe tudo para a última hora!

Uma boa ideia é anotar todas as coisas que irá precisar em seu processo de mudança: embalagem, contratação de serviços de transporte e até mesmo as pessoas envolvidas na mudança, exemplo. 

Separe um tempo para coletar todas essas informações importantes e coloque tudo em papel para não esquecer e nem perder o seu planejamento no meio da bagunça causada pela mudança.

2. Organize bem os gastos

Preparar uma mudança residencial pode ser um processo complicado, mas se você planejar bem os gastos, isso vai facilitar bastante o que está por vir. 

É importante ter em mente as principais despesas com a mudança, para que possa identificar onde economizar e, consequentemente, ajudar a economizar no total do projeto.

Algumas dessas despesas podem incluir os custos de um imóvel novo ou reforma, aluguel de casa durante a mudança, seguros, transporte e outros gastos. 

É importante estar atento às economias possíveis para que possa realizar essa mudança com menos prejuízo financeiro.

3. Faça um Checklist da mudança

Um checklist de mudança pode ser feito de várias formas, incluindo anotações em um bloco de notas, utilização de planilhas em um computador, em um caderno, ou até mesmo em seu telefone.

A melhor forma de não esquecer nada é sempre com um checklist, como ela você precisa definir as prioridades de ordenação e a sequência do que deverá seguir para concluir todas as atividades com sucesso

Você pode separar os afazeres por cômodo, por pessoa ou por item, sempre seguindo uma linha de raciocínio. 

O objetivo do checklist é organização, então é importante colocar o que achar necessário. 

Para exemplificar segue abaixo um exemplo simples:
  • Fazer reserva nos condomínios;
  • Realizar a limpeza da casa nova; 
  • Contratar uma empresa de mudanças;
  • Agendar sua mudança;
  • Reservar vaga para o caminhão de mudanças;
  • Separa objetos pessoais e de valores;
  • Identificar as caixas para facilitar a organização;
  • Conferir todos os objetos no recebimento da mudança;
  • Organizar todos os objetos na casa nova;
  • Reciclar materiais utilizados.
Marque cada item como concluído ao final de cada processo, para não se perder ao longo da mudança.

4. Embale os objetos com antecedência 

O próximo passo é com certeza a parte mais cansativa, porém esse é um ponto extremamente importante  na hora de aprender como organizar uma mudança residencial, não permita que esse processo seja desorganizado. 

Apesar do processo de embalagem ser cansativo e até chato, ele irá te proporcionar menos confusão ao final da mudança, vamos lá então.

O primeiro passo é conseguir os materiais de embalagem: caixas de papelão, plástico bolha, fitas adesivas, pastas, envelopes, sacos plásticos e demais materiais necessários para iniciar esse processo.  


As caixas de papelão você precisa conseguir pelo menos de 2 tamanhos (PEQUENA / GRANDE). Os materiais você deve conseguir em lojas, casas de embalagem e supermercados.

O segundo passo é começar o trabalho, o ideal é fazer o empacotamento cômodo a cômodo

Dessa forma, você organizará cada caixa por cômodo, descrevendo na etiqueta o que vai dentro de cada caixa, exemplo: (CDs rack sala), esse processo te ajudará na nova casa e não acumulará tantos volumes em um só lugar na casa antiga. 

Separamos dois processos de embalagem que exigem atenção redobrada, por se tratarem de itens frágeis, confira abaixo:

EMBALAGEM DE LOUÇAS E CRISTAIS

Antes de começar preste atenção, evite sobrecarregar as caixas com muito peso, para que não se abram durante o transporte. 

Esse problema é comum para pessoas inexperientes. Lembra das caixas pequenas que citamos acima? Elas vão ser muito úteis agora.
 
Dito isso, comece a empacotar pelos itens mais pesados e mais resistentes (Jarras, pratos, etc..). Os itens mais frágeis (Cristais, Taças) sempre vão por cima. Assim não corre o risco que seja quebrado.

Para não quebrar nem perder nada, use embalagens apropriadas. 

Providencie caixas de papelão resistentes, bem como plástico bolha - papel kraft - folhas de jornal ou revistas.

EMBALAGEM DE ROUPAS

Quando for embalar roupas pode ser necessário mais atenção, são itens mais complexos e que exigem mais tempo. 

Imprevistos acontecem e às vezes, antes da mudança, você pode precisar de uma roupa que não deixou do lado de fora e não faz ideia de onde esteja. É importante separar algumas peças para ficar com você durante esse período.  

Não misture roupas com outros itens, por exemplo: tênis, chinelos, sandálias e outros. 

Utilize malas, araras, ou roupeiros para empacotar roupas de cabide, isso pode te ajudar a não amassar roupas mais delicadas.

A parte positiva desse momento é poder separar roupas para doação. A doação de roupa é uma boa ação que beneficia todo mundo. 

Quem doa libera espaço e quem recebe agradece, ainda mais em tempos de diferenças sociais tão gritantes na nossa sociedade.

Lugares para se realizar doações:
  • Grupos filantrópicos
  • Doações para amigos e vizinhos
  • Casas de repouso
  • Casas de acolhimento
Realizar uma doação de roupa é um ato muito nobre! são daqueles que deixam o coração quentinho.

5. Cancelar serviços básicos de sua residência 

Essa parte apesar de ser um pouco óbvia, não dissuadi de sua atenção. Antes de se mudar cancele os serviços para religar em sua nova residência

Já que a maioria das empresas responsáveis por essas demandas pedem um prazo mínimo para realizar os cortes e religar as instalações na casa nova.

Os serviços mais comuns são: 
  • Água
  • Gás
  • Luz
  • Telefone
  • Televisão à cabo
  • Internet.
Para realizar a mudança de endereço é muito simples, basta entrar em contato com a companhia responsável pelo serviço e solicitar a mudança de endereço.

6. Faça pequenos reparos na casa nova 

Antes de realizar a mudança é importante que faça todos os reparos necessários na casa nova

Afinal, você já fez a vistoria do apartamento ou casa e sabe ao certo todos os serviços que precisam ser reparados.

Desta forma, você evita desorganização e economiza tempo, sabemos que o período para se concertar pode ser o mesmo da arrumação dos itens que serão levados. 

E o mais importante, não existe coisa pior que realizar reformas quando estamos em casa.

Lembrando alguns reparos:
  • Pintura de paredes;
  • Emassar pequenas rachaduras;
  • Mudar as tomadas ou torneiras;
  • Ajustar as portas dos cômodos;
  • Trocar lâmpadas.
São alguns dos reparos que podem ser feitos de maneira rápida e que dão um toque ainda mais especial para seu novo lar.

6. Faça a reserva 

Depois de realizar a organização da nova casa, chegou a hora de realizar os agendamentos que podem ser vários, dependendo da casa e serviços que será necessário (jardinagem, ar condicionado, montador, transporte, tapeceiro, condomínio entre outros).

Realizar a reserva com antecedência pode garantir a organização de uma mudança residencial, e diminuir as chances de acontecer qualquer imprevisto na hora da mudança, por isso o agendamento precisa ser feito quando tudo já estiver organizado.

Abordaremos três reservas básicas mais utilizadas, veja abaixo:

CONDOMÍNIO

Realizar o agendamento da mudança nos condomínios de origem e destino deve ser feito primeiro, com base nele você pode programar o restante. 

A quantidade de dias pode variar muito com o tamanho da mudança, mas normalmente uma mudança residencial simples costuma ser feita em um dia.

Você pode realizar a programação para começar o serviço: ORIGEM: 08:00HS – já para finalizar o serviço: DESTINO: 12:00HS

Esse agendamento pode variar bastante de pessoa para pessoa, afinal de contas cada uma tem seus itens e sabem mais ou menos quanto tempo pode durar esse período de mudança.

TRANSPORTE

O agendamento do transporte é fundamental nesse processo. Afinal, ele vai transportar todos os itens de sua mudança. 

Por isso, opte por um profissional de confiança, de preferência com indicação de outras pessoas.

Também é muito importante solicitar o telefone do motorista. Isso facilita a comunicação, caso surjam dúvidas em relação ao endereço ou às regras de entrega no condomínio.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Se tiver animais de estimação, opte por levá-los no carro com a família com seu transporte, para que se sintam seguros e fiquem menos agitados. 

Também pode contratar uma empresa para transportar pets, a viagem com eles pode ser mais confortável.

MONTADORES

O próximo passo é contratar um montador de móveis para realizar a organização, exemplo: cama, beliche, sofá, guarda roupa, mesa, painel de TV entre outras. 

Apesar de muitas pessoas optarem por montar e desmontar os próprios móveis para evitar gastos seja interessante, não seja a mais inteligente, a não ser que saiba exatamente oque está fazendo. 

Realizar esse trabalho de desmontagem e montagem por conta é extremamente arriscado, pois pode comprometer a qualidade, a funcionalidade e a estética dos móveis.

7. Tenha um kit sobrevivência 

O que é um kit de sobrevivência? Nada mais é do que um conjunto de objetos que te auxilia em situações de emergência

Mesmo com muita organização, precisamos pensar, e se acontecer imprevistos no meio do caminho? 

Por isso é importante montar um kit sobrevivência com objetos que serão necessários.

Veja abaixo um exemplo com 10 itens:
  1. Papel higiênico
  2. Sabonete
  3. Creme dental
  4. Escova de dente
  5. Toalha de banho
  6. Travesseiro, cobertor e lençol
  7. Roupas
  8. Chinelo
  9. Shampoo
  10. Água 
Esse kit pode ser bem mais incrementado com suas necessidades, o importante é ter itens que irão te ajudar na emergência. 

Lembre-se a ideia é ter esse kit junto de você, pode ser numa mochila ou mala, precisa deixar fora dos itens que serão levados pelo caminhão de mudança.

8. Dia da mudança

Depois de ter planejado e organizado cada item chegou o dia de mudar. O trabalho será mais fácil porque você se planejou e está preparado para qualquer imprevisto. 

Mas, o trabalho continua. Você precisa estar atento a cada detalhe, não deixe de acompanhar o processo.

Você precisa seguir todas as etapas do seu checklist e planejamento que executou lá no início. Abaixo segue algumas etapas que um profissional costuma seguir para organizar uma mudança residencial.
  • Reservar a vaga do caminhão, aposto que você tinha se esquecido! Essa parte vai ajudar o trabalho do motorista e carregamento do veículo. (Não se esqueça de reservar vaga na origem e destino). 
  • Conferir se as caixas estão bem lacradas, tomando cuidado para que os pacotes mais frágeis fiquem sempre por cima.
  • Acompanhe todo o processo de carregamento e descarregamento para garantir que o processo seja ordenado e rápido.
  • Após finalizar o carregamento e descarregamento não deixe de fazer essa uma última vistoria, assim evita que algo seja esquecido. Os lugares mais comuns são garagem, porão e sótão.
  • Após fazer a limpeza prévia dos ambientes, comece abrindo e guardando o conteúdo das caixas identificadas como mais importantes que você vai utilizar primeiro, como roupas e itens de cozinha.
  • Assim que finalizar o desempacotamento, recicle o lixo. (Papelão e plástico)
Tenha paciência. O processo mais complicado já passou que foi lá no início, curta cada momento e aproveite para deixar aquela nostalgia no ar da casa nova, divirta-se.

9. Contratar uma empresa de mudança

Contratar uma empresa de mudança

O que faz com que as pessoas fiquem se mudando, na maioria das vezes? Exemplo, quando moramos de aluguel é comum se mudar com frequência

Seja em busca de uma casa melhor ou de um aluguel mais barato. Se lembra da pesquisa das pessoas que se mudam pelo menos 6 vezes ao longo da vida.

Realizar uma mudança de uma residência para outra é uma tarefa árdua muitas vezes, por demandar muito tempo, organização, esforço físico e diversos fatores que não são considerados.

Imagina ficar mudando várias vezes? Entretanto, o problema tem solução. 

Contratar uma empresa de mudança pode te proporcionar só alegria. Empresas de mudança realizam serviços dos mais diversos tipos e é importante escolher uma que atenda suas necessidades. 

Na hora de escolher a empresa, faça pesquisa e leve consigo a lista de prioridades que você possui. 

Se a empresa estiver disposta a atender seu pedido ou se enquadra de cara suprindo suas necessidades o caminho fica mais fácil, basta procurar mais de uma opção para saber que está pagando por um serviço em conta.
Veja também: Empresa de mudança que embala tudo

Vale a pena organizar uma mudança residencial?

Organizar uma mudança residencial pode trazer muitos benefícios

Algumas pessoas se sentem mais relaxadas depois de fazer a mudança, enquanto outras acham útil ter um plano e um cronograma em vigor. 

Aqui estão quatro razões pelas quais organizar sua mudança é uma boa ideia:

1. Níveis de estresse reduzidos

Muitas pessoas se sentem menos estressadas quando têm um plano e um cronograma para a mudança. Isso permite que eles organizem seus pensamentos e acompanhem seus objetivos. 

Uma mudança bem organizada também pode ajudar a evitar ataques de pânico de última hora.

2. Maior Eficiência

Se você tiver um cronograma para sua mudança, poderá fazer tudo com mais rapidez e eficiência. 

Isso economiza tempo e dinheiro em custos de viagem, taxas de armazenamento e outras despesas relacionadas.

3. Maior confiança

Ter um plano deixa você confiante em todo o processo

Saber o que se espera de você ajudará a minimizar quaisquer problemas imprevistos que possam surgir. 

Além disso, ter tudo contabilizado minimiza o risco de se sentir sobrecarregado ou confuso durante a própria mudança.

4. Desperdício reduzido

Uma realocação bem planejada resultará em desperdício reduzido em geral

Isso ocorre porque você terá menos chances de empacotar coisas sem precisar delas e jogar fora itens valiosos por falta de espaço (ou pior ainda, esquecer algo importante). 

Ao mudar de casa, tente levar o mínimo possível de pertences para que sua nova casa pareça "só sua".

Conclusão

Agora que você sabe como organizar uma mudança residencial, o trabalho pode ser tornar mais fácil. 

Com planejamento é possível curtir cada fase para que, aos poucos, o novo lar fique com a cara dos moradores!

Gostou do artigo? Espero ter ajudado com as dicas
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem comentários
Adicionar Comentário
URL do comentário